terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Artigo: Gestão de Pequenas Empresas


O objetivo principal de qualquer empreendedor é ter uma empresa lucrativa, que sobreviva no longo prazo e cresça com segurança, solidez e rentabilidade.
Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), cerca de uma em cada quatro empresas fecha as portas antes de completar dois anos. Como se vê, o risco de fracasso não é pequeno, e a principal causa é a má administração. Como minimizar esse risco é o que veremos a seguir.
Se você vai abrir ou se já tem o seu próprio negócio, fique atento às recomendações listadas a seguir:
  1. Escolha um negócio atraente. Você vai dedicar grande parte da sua vida e da sua energia ao seu negócio. Você enfrentará muitos desafios e dificuldades pelo caminho. Se não gostar do que faz, você não o fará bem feito e poderá ter prejuízos.
  2. Escolha um negócio viável. Ao escolher um negócio, a primeira condição é que você tenha clientes para os seus produtos e que os seus produtos sejam competitivos em relação à concorrência. Sem isto a empresa não vende e não sobreviverá.
  3. Aprimore-se como gestor. Não importa se você já tem ou se vai abrir uma empresa. É absolutamente imprescindível que você faça cursos sobre gestão de empresas. O SEBRAE tem cursos muito bons e gratuitos (www.sebrae.com.br). Vale a pena!
  4. Evite os juros altos. Não tome empréstimos nem faça financiamentos com juros altos. A máxima “quem está em banco já quebrou” é a pura verdade! Você trabalha e eles ficam com os lucros.
  5. Invista só o necessário. Investir é comprar máquinas, equipamentos, veículos, móveis, imóveis e outros ativos que a sua empresa precisa para funcionar. Se possível use capital próprio. Invista apenas o necessário para sua empresa operar e atender bem seus clientes, e reserve uma boa parcela dos recursos para o capital de giro. Se você já está no mercado, ter bom capital de giro continua sendo essencial para garantir o funcionamento e a sobrevivência da sua empresa.
  6. Motive os seus funcionários. Você não consegue fazer tudo sozinho. Selecione e contrate pessoas de bom caráter e que estejam dispostas a ajudá-lo de verdade. Mantenha os seus funcionários motivados e bem treinados. Recompense-os pelos bons resultados. Uma empresa é tão boa quanto o seu corpo de funcionários!
  7. Planeje bem o seu negócio. Planejar e controlar bem suas operações é o grande segredo. Fixe metas mensais de vendas, de compras, de custos e de despesas, e cumpra-as rigorosamente, através do esquema “previsto x realizado”. Um software de gestão ou mesmo uma planilha eletrônica são ferramentas essenciais nesse momento.
  8. Compre bem. Faça o possível para comprar mercadorias e matérias-primas de boa qualidade e de bons fornecedores, aos melhores preços. Se você tem caixa, isto fica mais fácil. A boa compra é fundamental para gerar vendas, lucro e satisfação dos seus clientes.
  9. Venda melhor ainda. Procure vender sempre para clientes que pagam. Pesquisas mostram que a inadimplência geralmente nasce quando a venda é feita. Se você acha que poderá não receber, exija garantias do cliente. Oriente bem seus vendedores sobre isto.
  10. Cuidado com a inadimplência. Se vender a prazo, venda para clientes com boa ficha cadastral e que têm costume de pagar em dia. Não venda a prazo sem pesquisar o histórico do cliente. A inadimplência alta acaba com o seu caixa e com o seu capital de giro!
  11. Controle seus custos e despesas. Sua empresa não será competitiva se tiver custos e despesas elevados. Você vai perder vendas para a concorrência. Custos e despesas são como as unhas: é preciso cortar sempre!
  12. Olho no giro das mercadorias e produtos. Dê prioridade, nas compras, às mercadorias e produtos que tenham maior giro e maior lucro. Evite mercadorias e produtos pouco procurados!
  13. Financie o seu capital de giro a custo zero. Estique ao máximo seus prazos de pagamento e encurte seus prazos de recebimento. O seu caixa vai agradecer e você vai precisar de menos capital de giro!
  14. Controle com rigor o CAIXA da empresa. Sem CAIXA sua empresa fecha as portas! O CAIXA é o sangue da empresa. Faça projeção de pagamentos e recebimentos e verifique diariamente como está o seu fluxo de caixa para os próximos meses. É importante saber com antecedência quando vai sobrar e quando vai faltar dinheiro, para poder planejar o que fazer. Este é seguramente o conselho mais importante para o pequeno empresário!
  15. Mantenha o mínimo de estoques. Estoque é custo! Mantenha estoques suficientes apenas para não perder vendas. Estoque alto e desnecessário come o seu capital de giro.
  16. Seja o melhor em preço, qualidade e atendimento. Estes 3 fatores formam o tripé do sucesso! Quando não der para ser melhor nos 3, seja em 2. Cada caso é um caso.
  17. Capriche no atendimento. Veja por que:
  1. O mau atendimento é a principal causa da perda de clientes.
  2. Um cliente insatisfeito fala sobre o problema com 8 ou 10 pessoas.
  3. Gasta-se 6 vezes mais para atrair novos clientes do que para manter os atuais.
  1. Propaganda e publicidade. Fazer propaganda é caro, mas necessário. Por isto, defina com rigor o seu público-alvo e procure atingi-lo da forma mais rápida, direta e no momento certo, gastando o mínimo possível.
  2. Acabe com os desperdícios e o retrabalho. Eles formam o ralo para onde vai boa parte do seu lucro! Planeje, execute e controle bem cada atividade ou serviço prestado. Por exemplo, uma entrega errada de mercadoria (retrabalho) já levou parte do seu lucro. Faça as contas!
  3. Não misture as contas de sua empresa com as suas contas pessoais. Isto é fatal! Agindo assim você nunca vai saber se a sua empresa está indo bem ou não. Evite fazer retiradas (pró-labore) maiores do que as planejadas em seu orçamento para preservar o seu capital de giro.
  4. Aplique bem as sobras de seu caixa. Com os juros altos como estão, esses ganhos financeiros podem fazer a diferença.
  5. Peça ajuda ao seu Contador. A contabilidade, em uma empresa, tem papel relevante no processo de gestão, pois dela fluem e para ela convergem as informações mais importantes da empresa. Todo pequeno empresário tem ao seu alcance um potencial consultor e não o utiliza. É o Contador! Ele conhece o passado, o presente e os números da empresa como ninguém. Ele tem o conhecimento financeiro e contábil que sua empresa precisa e pode assessorá-lo em assuntos como os tratados acima. Ele pode ajudá-lo também em outros temas mais complexos como a formação de preços, os custos, a margem de contribuição de seus produtos e serviços e o ponto de equilíbrio de sua empresa. Ele pode ajudá-lo ainda nos assuntos fisco-tributários e a montar projeções de resultados da empresa, visando evitar problemas futuros e a ocorrência de perdas e resultados negativos.
  6. Seja ético. Adotar princípios éticos no comando de uma empresa é, antes de tudo, um respeito à sociedade. Sua empresa é parte da sociedade e esta sempre pressupõe a conduta ética em seu relacionamento com a empresa. Mas há muito mais do que isto! A conduta ética ajuda você a ser respeitado, a não ter sobressaltos com os órgãos do governo, a ganhar a confiança dos seus funcionários, clientes e fornecedores, a construir uma empresa sólida e a dormir tranquilo. Isto não tem preço!
  7. Fique de olho no mercado e em seus concorrentes. A coisa muda todo dia. Você precisa estar sempre à frente da concorrência! Procure identificar, antecipar e adaptar-se rapidamente às mudanças e às tendências que possam afetar sua empresa.
  8. Acredite, seja persistente, trabalhe duro e tenha muito sucesso!

Autor: Clóvis Augusto Ribeiro - Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Ouro Preto (MG) e Diretor da Ríberus Solutions - Softwares para Empresas.

Além das dicas acima, você poderá encontrar com facilidade, na internet, muitas outras orientações que o ajudarão a gerir a sua empresa com mais segurança, eficiência, eficácia. Veja, por exemplo, os links abaixo:
  • SMPE — SECRETARIA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA
  • PORTAL SEBRAE
  • EMPRESÔMETRO - PERFIL EMPRESARIAL BRASILEIRO
  • FINANÇAS PRÁTICAS
  • REVISTA EXAME - VÍDEOS SOBRE GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS
  • PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS