O objetivo principal de qualquer empreendedor é ter uma empresa
lucrativa, que sobreviva no longo prazo e cresça com segurança,
solidez e rentabilidade.
Segundo
o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas
(SEBRAE), cerca de uma em cada quatro empresas fecha as portas antes
de completar dois anos. Como se vê, o risco de fracasso não é
pequeno, e a principal causa é a má administração. Como minimizar
esse risco é o que veremos a seguir.
Se
você vai abrir ou se já tem o seu próprio negócio, fique atento
às recomendações listadas a seguir:
- Escolha um negócio atraente. Você vai dedicar grande parte da sua vida e da sua energia ao seu negócio. Você enfrentará muitos desafios e dificuldades pelo caminho. Se não gostar do que faz, você não o fará bem feito e poderá ter prejuízos.
- Escolha um negócio viável. Ao escolher um negócio, a primeira condição é que você tenha clientes para os seus produtos e que os seus produtos sejam competitivos em relação à concorrência. Sem isto a empresa não vende e não sobreviverá.
- Aprimore-se como gestor. Não importa se você já tem ou se vai abrir uma empresa. É absolutamente imprescindível que você faça cursos sobre gestão de empresas. O SEBRAE tem cursos muito bons e gratuitos (www.sebrae.com.br). Vale a pena!
- Evite os juros altos. Não tome empréstimos nem faça financiamentos com juros altos. A máxima “quem está em banco já quebrou” é a pura verdade! Você trabalha e eles ficam com os lucros.
- Invista só o necessário. Investir é comprar máquinas, equipamentos, veículos, móveis, imóveis e outros ativos que a sua empresa precisa para funcionar. Se possível use capital próprio. Invista apenas o necessário para sua empresa operar e atender bem seus clientes, e reserve uma boa parcela dos recursos para o capital de giro. Se você já está no mercado, ter bom capital de giro continua sendo essencial para garantir o funcionamento e a sobrevivência da sua empresa.
- Motive os seus funcionários. Você não consegue fazer tudo sozinho. Selecione e contrate pessoas de bom caráter e que estejam dispostas a ajudá-lo de verdade. Mantenha os seus funcionários motivados e bem treinados. Recompense-os pelos bons resultados. Uma empresa é tão boa quanto o seu corpo de funcionários!
- Planeje bem o seu negócio. Planejar e controlar bem suas operações é o grande segredo. Fixe metas mensais de vendas, de compras, de custos e de despesas, e cumpra-as rigorosamente, através do esquema “previsto x realizado”. Um software de gestão ou mesmo uma planilha eletrônica são ferramentas essenciais nesse momento.
- Compre bem. Faça o possível para comprar mercadorias e matérias-primas de boa qualidade e de bons fornecedores, aos melhores preços. Se você tem caixa, isto fica mais fácil. A boa compra é fundamental para gerar vendas, lucro e satisfação dos seus clientes.
- Venda melhor ainda. Procure vender sempre para clientes que pagam. Pesquisas mostram que a inadimplência geralmente nasce quando a venda é feita. Se você acha que poderá não receber, exija garantias do cliente. Oriente bem seus vendedores sobre isto.
- Cuidado com a inadimplência. Se vender a prazo, venda para clientes com boa ficha cadastral e que têm costume de pagar em dia. Não venda a prazo sem pesquisar o histórico do cliente. A inadimplência alta acaba com o seu caixa e com o seu capital de giro!
- Controle seus custos e despesas. Sua empresa não será competitiva se tiver custos e despesas elevados. Você vai perder vendas para a concorrência. Custos e despesas são como as unhas: é preciso cortar sempre!
- Olho no giro das mercadorias e produtos. Dê prioridade, nas compras, às mercadorias e produtos que tenham maior giro e maior lucro. Evite mercadorias e produtos pouco procurados!
- Financie o seu capital de giro a custo zero. Estique ao máximo seus prazos de pagamento e encurte seus prazos de recebimento. O seu caixa vai agradecer e você vai precisar de menos capital de giro!
- Controle com rigor o CAIXA da empresa. Sem CAIXA sua empresa fecha as portas! O CAIXA é o sangue da empresa. Faça projeção de pagamentos e recebimentos e verifique diariamente como está o seu fluxo de caixa para os próximos meses. É importante saber com antecedência quando vai sobrar e quando vai faltar dinheiro, para poder planejar o que fazer. Este é seguramente o conselho mais importante para o pequeno empresário!
- Mantenha o mínimo de estoques. Estoque é custo! Mantenha estoques suficientes apenas para não perder vendas. Estoque alto e desnecessário come o seu capital de giro.
- Seja o melhor em preço, qualidade e atendimento. Estes 3 fatores formam o tripé do sucesso! Quando não der para ser melhor nos 3, seja em 2. Cada caso é um caso.
- Capriche no atendimento. Veja por que:
- O mau atendimento é a principal causa da perda de clientes.
- Um cliente insatisfeito fala sobre o problema com 8 ou 10 pessoas.
- Gasta-se 6 vezes mais para atrair novos clientes do que para manter os atuais.
- Propaganda e publicidade. Fazer propaganda é caro, mas necessário. Por isto, defina com rigor o seu público-alvo e procure atingi-lo da forma mais rápida, direta e no momento certo, gastando o mínimo possível.
- Acabe com os desperdícios e o retrabalho. Eles formam o ralo para onde vai boa parte do seu lucro! Planeje, execute e controle bem cada atividade ou serviço prestado. Por exemplo, uma entrega errada de mercadoria (retrabalho) já levou parte do seu lucro. Faça as contas!
- Não misture as contas de sua empresa com as suas contas pessoais. Isto é fatal! Agindo assim você nunca vai saber se a sua empresa está indo bem ou não. Evite fazer retiradas (pró-labore) maiores do que as planejadas em seu orçamento para preservar o seu capital de giro.
- Aplique bem as sobras de seu caixa. Com os juros altos como estão, esses ganhos financeiros podem fazer a diferença.
- Peça ajuda ao seu Contador. A contabilidade, em uma empresa, tem papel relevante no processo de gestão, pois dela fluem e para ela convergem as informações mais importantes da empresa. Todo pequeno empresário tem ao seu alcance um potencial consultor e não o utiliza. É o Contador! Ele conhece o passado, o presente e os números da empresa como ninguém. Ele tem o conhecimento financeiro e contábil que sua empresa precisa e pode assessorá-lo em assuntos como os tratados acima. Ele pode ajudá-lo também em outros temas mais complexos como a formação de preços, os custos, a margem de contribuição de seus produtos e serviços e o ponto de equilíbrio de sua empresa. Ele pode ajudá-lo ainda nos assuntos fisco-tributários e a montar projeções de resultados da empresa, visando evitar problemas futuros e a ocorrência de perdas e resultados negativos.
- Seja ético. Adotar princípios éticos no comando de uma empresa é, antes de tudo, um respeito à sociedade. Sua empresa é parte da sociedade e esta sempre pressupõe a conduta ética em seu relacionamento com a empresa. Mas há muito mais do que isto! A conduta ética ajuda você a ser respeitado, a não ter sobressaltos com os órgãos do governo, a ganhar a confiança dos seus funcionários, clientes e fornecedores, a construir uma empresa sólida e a dormir tranquilo. Isto não tem preço!
- Fique de olho no mercado e em seus concorrentes. A coisa muda todo dia. Você precisa estar sempre à frente da concorrência! Procure identificar, antecipar e adaptar-se rapidamente às mudanças e às tendências que possam afetar sua empresa.
- Acredite, seja persistente, trabalhe duro e tenha muito sucesso!
Autor: Clóvis Augusto Ribeiro - Engenheiro Civil formado pela Universidade Federal de Ouro Preto (MG) e Diretor da Ríberus Solutions - Softwares para Empresas.
Além
das dicas acima, você poderá encontrar com facilidade, na internet,
muitas outras orientações que o ajudarão a gerir a sua empresa com
mais segurança, eficiência, eficácia. Veja, por exemplo, os links
abaixo:
- SMPE — SECRETARIA DA MICRO E PEQUENA EMPRESA
- PORTAL SEBRAE
- EMPRESÔMETRO - PERFIL EMPRESARIAL BRASILEIRO
- FINANÇAS PRÁTICAS
- REVISTA EXAME - VÍDEOS SOBRE GESTÃO DE PEQUENAS EMPRESAS
- PEQUENAS EMPRESAS & GRANDES NEGÓCIOS